BLOG ASA BRANCA

Segmentação de público, seu investimento melhor aproveitado

Uma das etapas fundamentais para a criação de uma campanha de marketing digital de sucesso é a definição da segmentação do público-alvo, ou seja, escolher as pessoas certas para exibir os seus anúncios. 

O profissional de gerenciamento estratégico de mídias, após apurar com o cliente os objetivos da campanha, aplicará seu conhecimento e principalmente sua criatividade para definição do público, utilizando-se da seleção de fatores demográficos e de geolocalização. 

Caso de sucesso

Uma pequena empresária do setor de beleza, contratou uma agência de marketing digital para a realização de uma campanha para divulgação de uma promoção de corte de cabelo, o gerente da campanha definiu na segmentação para que o anúncio fosse exibido em um raio de apenas 1km de distância do salão, um dos primeiros leads foi uma senhora, que euforicamente deu um depoimento dizendo que morava há 15 anos na mesma quadra, que nunca havia reparado no salão, que graças ao Instagram recebeu a “novidade” e virou uma cliente fidelizada.

A publicidade na internet democratizou o acesso das pequenas empresas

Antes dos anos 2000, as pequenas e médias empresas que buscavam a promoção do negócio, precisavam investir alto em anúncio de jornais ou revistas de bairro, sem nem sempre ter certeza se o seu público estaria dentro do público daquele jornal ou revista. 

Por vezes, era necessário investir em panfletagem, uma ação trabalhosa, com custo e nem sempre bem aceita pelo público, principalmente em condomínios.

Nos dias de hoje, não é correto dizer que esses meios de publicidade estão obsoletos, mas cabe a discussão se eles são centrais em uma campanha publicitária, tendo em vista que até os grandes anunciantes apostam a maior parte dos investimentos em campanhas digitais.

Mas por quê o acesso é democrático?

Porque o anunciante que define o valor que pretende investir, se ele deseja por exemplo apostar em R$ 300,00 em uma campanha publicitária, dependendo do produto oferecido, condições de pagamento, qualidade do anúncio e definição de público alvo, o resultado pode ser muito satisfatório. Com esse valor, um anúncio em jornal de bairro, talvez seja uma tirinha de rodapé de uma das últimas páginas da edição.

Carregando
Aguarde, carregando...